O BEM-AVENTURADO HOMEM - Considerações do Salmo Primeiro - Pastoral, nº 5 - Ano XXI



   O texto do Salmo primeiro, nos trás três grandes verdades de tamanha pertinência de alguém que realmente foi alcançado pela graça Divina.

   Não temos sua autoria, apenas conjecturações; apenas que tenha sido o profeta Moisés que possivelmente tenha escrito. Contudo, nada confirmado. Sendo este (o salmo) parte do segundo, estudiosos da Palavra de Deus admitem ser apenas um, em vez de dois salmos. O salmo dois portanto é a continuação do primeiro.

   Quando lemos o salmo primeiro podemos notar três verdades que apontam para uma única ação de tudo: A graça divina. Pois sem ela, seria impossível o homem exercer tais inclinações para as coisas de Deus. Em Efésios 2:8, encontramos o apóstolo Paulo dizer inspirado pelo Espírito Santo: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie".

   Notadamente, após a queda do homem no jardim do Éden, toda a raça humana ficou sujeita a escravidão do pecado (Rm.3:23), estando completamente indisposta a qualquer bem espiritual. Por essa razão, foi Deus servido em Sua Rica misericórdia em conceder ao homem a graça salvadora (Ef.2:8). Dessa forma, notamos que, o salmo primeiro nos aponta para alguns benefícios que esta graça realiza na vida de um homem.

   Primeiro, esta graça o arranca de um estado de profunda tristeza espiritual para uma outra situação de grande regosijo e prazer. "Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia"  (Sl.119:92). 

   Entendemos enfim que, quando a graça Divina irrompe os grilhões da morte e das angústias, ela mostra à esse, que todo o seu contentamento está na Lei de Deus.  "Antes o seu prazer está na sua Lei, e na sua Lei medita de dia e de noite"  (Sl.1:2).

     Esse é o estado de um homem que foi alcançado pela graça divina. A alegria faz parte cotidiana de sua vida apesar dos corriqueiros dissabores que podem surgir em sua caminhada cristã. 

   Diz ele embebido pelo amor à Lei de Deus que, dia e de noite está o seu prazer.  "Se a tua lei não fora toda a minha alegria (...)" . A graça de Deus o faz, a medida que a tem como seu vital alimento, gerar nele o maior dos prazeres já experimentado a comunhão com Deus. 

  Trata-se das Palavras inspiradas de Deus. E a meditação nElas, traz para todo redimido, alegria, prazer, uma grande satisfação em meditar em suas preciosas promessas. 

   Então, temos aqui, o primeiro benefício dessa graça salvadora dispensada na vida de um redimido. Seu estado de tristeza lhe é retirado e um estado de profunda alegria lhe é conferido. "Tornaste o meu pranto em folguedo; tiraste o meu cilício e me cingiste de alegria". (Sl.30:11). É isto que acontece quanto a graça divina invade a alma de um pecador tristonho, lhe confere um prazer enorme pela Palavra Inspirada de Deus, e por isso meditar é o seu dever diário, noite e dia diz a prápria Palavra.

   Mas não só o prazer trás essa graça a tal homem, mas, quando ele é estimulado por essa graaça, ele recebe de Deus poderoso tonnificante espiritual: "Ele é como uma árvore plantada junto a ribeeiro de águas, a qual no devido tempo da o seu fruto cuja as folhagem não murcaham (caem), e tudo quanto ele faz prospera". (Sl.1:3)

   Não tem como ser o contrário. Alguém que é exercitado pela graça terá um viver mais tonificado espiritualmente. Ele será muito mais robosto na fé do que a outro qualquer.

   Sua vida será mais florida de frutos. Terá mais frutos na árvores do que no chão, a semelhança de um pé de acerola. Pois, o contrário do que andam em comunhão com seu Salvador de modo e maneira alguma poderão evidenciar outra coisa a não ser o fruto. "Os que são de Cristo Jesus crucificaram sua carne bem como suas concupscências"  diz a Palavra de Deus.

   Sendo assim, seria impossível ao homem ser um bem-aventurado se ele não fosse primeiramente estimulado pela graça a exercer tal conduta cristã. O que, quando efetuado essa obra, ele, tem o maior prazer em estreitar a sua vida com Deus a cada manhã e noite que lhe é oferecido, o que resulta como consequência de sua diligência à Deus, uma qualidade de vida espirtual esperada. Serão semelhantes as secoias na margem das vias da Califórnia. Pois assim consideravam os Puritanos que viveram muito tempo antes de nós. Homens, mulheres e crianças possuídores de uma invergadura espiritual invejável (no claro e bom sentido do termo); pois, eram simplesmente crentes que realmente amavam ao seu Deus e Salvador Cristo Jesus.

  Não caberia uma página para lhes falar como era a vida de cada servo desse do passado, ficaríamos envergonhados pela vida que levavam. Mas, com a mesma graça atuava na vida deles é a mesma que está sobre nós e em nós, portanto há esperança para nosso futuro de maior consagração a Deus. Começemos em arrependimento e fé. Orando pelo maior prestígil que desejamos ter com o Mestre, nosso Salvador, Cristo Jesus.


   Os últimos versículos nos confirmam o resultado de todos os que vivem de modo santo e agradável a Deus [Rm. 12:1,2]. 

Eles serão glorificados eternamente com Cristo. Diz os últimos versículos: "Pelo que os ímpios não subsistirão  no juízo, nem os pecadores na congregação do justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá".  (Sl.1:5,6). 

 Estes últimos versícuos nos mostram que, na consumação dos séculos, o mundo verá a grande diferença dos que realmente servem a Deus e dos que não servem a Deus.

   "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, VOLTARÁ (grifo meu), sem dúvida, com ALEGRIA, trazendo consigo os seus molhos".' (Sl.126:5,6). 

   A Palavra de Deus é figurada como a semente que é levada pelo crente, enquanto aqui combate o bom combate da fé (2Tm.4:7-9), com uma grande promessa de Deus, "(...) voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (feixes)". (Sl.126:6b). 

    Isto aponta para o resultado que a Graça divina já providenciou para todo o eleito em Cristo. Eles obterão não apenas nessa vida frutos, mas o céu como recompensa dessa graça que os fez caminhar em plena obediência em meio ao mar de aflições.

Mas o que será dos que ainda não lhe pertencem? Além de cutirem aqui a penúmbria de uma vida sem Cristo, ao cabo de sua vida, caso eles não se arrependam, um destino de horror eterno os aguardam [Dn.12:1,2]. Por isso, o arrependimento é agora. Pois, após atravessar o "rio" da vida, não restará mais chance [Hb.9:27].

   Dessa forma, finalizo dizendo, que, o melhor dessa vida é conhecer a Cristo! Pois, sua promessa de vida abundante não é para um futuro próximo, mas, ela começa aqui. Podemos sim, deslumbrar dos fachos do gozo eterno ainda aqui até que Ele venha nos chamar. É uma vida de promessa para agora. Vida de felicidade que iniciada aqui e que teremos a plenitude dela na consumação no momento da glorificação.

   Essa promessa está sobre o homem bem-aventurado descrito no salmo primeiro. Você, já é um homem ou uma mulher bem-aventurada? 

Autor: Pr. Marcos S. de Melo.


👇PIX👇

PIX: pr.dairp75@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários