Do Culto Religioso e do Domingo Cap. 21 - Como os Crentes Devem Preparar-se para o Dia do Senhor? Parte Final - O Período Requerido por Deus - Pastoral Nº30 Ano XXI

 



"(...) Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu srvo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez  o Senhor os céus e a terrra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia DESCANSOU: portanto, ABENÇOOU o Senhor o dia do sábado, e o SANTIFICOU." 

(Êxodo, 20:8-11)


     Iniciamos nosso último ponto pondo logo de vista como os símbolos de Fé de Westminister, como uma representação fiel das Escrituras, põe este último detalhe da guarda, da observância do Dia do Senhor, o Domingo.
     Temos na sessão VIII "Este sábado (descanso) é santificado ao Senho quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinário, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia. [Rfs. Bíblicas: Êx. 16:23-26; 29:30;31:15,16; Is. 58:13].
     Expomos aqui duas vias para esse dia chamado de repouso solene. O Senhor ordena ao seu povo que, uma vez que Ele mesmo havia encerrado todas suas obras num espaço de seis dias e, tendo descansado no sétimo, Ele, ordena por um preceito moral (ref. a sua Lei), positivo (no sentido de válido) e perpétuo, para todas as gerações que seu povo o observe, santificando o dia.
     Guardar a Palavra de Deus no coração não é tarefa fácil para ninguém, contudo, o Senhor ordena que assim se faça. Com oração, suplicando à Deus que nos ajude, vamos vencendo nosso próprio ego, e assim vivendo de modo mais afinado com a sua bendita Palavra.
     Lembro sobre esse mandamento específico da luta que enfrentava em desenhar, pintar nesse dia (uma vez que era prof° de desenho), amava desenhar. Mas me via no dia sene, me destruindo com minhas figurinhas. E assim são muitos de nós. Cada um tem sua "figurinha" que nesse dia é vista. Pode ser um deleite pessoal sobre qualquer coisa. É uma conversa sobre as coisas comuns de outros dias, futebol, trabalho, estudo etc. Coisas essas não permitidas para esse dia específico.
     Exercitar na piedade cristã como havia dito, não é coisa fácil. Precisamos a cada momento está nos disciplinando para que o velho homem não queira usurpar o que pertence a Deus. "(...) dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", disse o Senhor Jesus.
     Um comentarista fez a seguinte pergunta: "Porque, dentre todos os mandamentos, esse 4º mandamento, "Lembra-te, do dia de sábado para o santificar," [Êx.20:8], começa com uma lembrança?
Quando estudado o contexto, notamos em vários momentos a grande amnésia do povo judeu, mas, não seria dessa geração também?
     Os textos referidos a cima da sessão, apontam esta ordenança com muita clareza. Realçando sobre o mandamento a chancela da bênção do Altíssimo quando observado, e a reprimenda, o castigo, quando o povo dEle negligencia sua ordem.
Aguardo com expectativa a mais nova publicação pela Ed. Brasil Publicações, sobre esse assunto do Dia do Senhor. O tema do livro: "O Shaabãth Cristão uma Dádiva de Deus". Tratamos com mais profundidade acerca dessa observância. Falamos no primeiro capítulo  sobre a instituição divina quanto ao mandamento, sua transição do último dia para o primeiro dia da semana e a relação do Domingo com o descanso reservado para os santos em Cristo.
     Sobre a exposição da sessão VIII, notamos  que o Senhor Deus proíbe certas coisas que em outros dias normais são permitidas mas que, em seu dia, por ser o descanso solene não se tornaria normal, mas, uma profanação, uma quebra do mandamento.
Então temos a instrução do mandamento para não se fazer o que é permitido em dias comuns e exortados a santificar o Dia do Senhor conforme Ele requer, momentos de cultos públicos, particulares e assistências de misericórdias.
     A consagração desse dia, diz a Palavra que é um dia inteiro! É, isso mesmo, um dia inteiro. E, quando não estamos treinados pelo Espírito Santo a guardar os mandamentos temos muita dificuldades não apenas de observar esse mandamento especifico como todos os demais também. 
Os judeus costumavam observar o dia inteiro a partir do crepúsculo do dia anterior ao crepúsculo do último dia [Êx. 27:21; 27:20;29:30].
     Essas passagens apontam para o início do preparo Shabático. Hoje, não mais a obrigatoriedade de todo aquela cerimônia, mas, o princípio espiritual fica. A guarda do dia de 24 h, continua. Nesse espaço, incluo aqui também que o sono, também faz parte do dia de descanso, pois tem uma ligação com o sexto mandamento "Não matarás". [Êx.20:13].
     A pessoa está livre de quando ela começará a santificar o dia. Eu, especificamente, já procuro observar como os judeus, só que na perspectiva da Nova Aliança. Todo sábado às 18:30 ou às 19 h ou 19:30, a depender do dia, inicio o preparo o Shaabth cristão. Inicio com minha esposa todo sábado nos preparando para o Dia do Senhor no dia Seguinte. Como testa do lar, conforme as Escrituras, inicio o culto. As vezes orando, lendo ou cantando um Salmo. Fazemos uma breve meditação em um livro, oramos mais um tanto, cantamos mais um salmo e finalizamos o culto com a oração sacerdotal [ Jo. 17] ou o [Salmos, 23]. E então, já estamos prontos para o culto do dia seguinte. Descansamos e no horário que iniciamos um dia anterior, ao terminar o período de 24 horas no dia do Senhor, agradecemos pelo o dia de descanso solene. Tão precioso para nossas almas!
     Gostaria de poder dar outros detalhes acerca do 4° mandamento, contudo, por força do momento não o faço agora; esperando boa ocasião se assim nosso Deus permitir do lançamento em Dezembro de nossa literatura.
     Desejo que todos que acompanharam desde o primeiro momento, possa ter sido instruídos por nosso Deus. E, que segundo sua boa graça, conceda a todos, principalmente este pequeno que vos escreve, a observar com mais fervor os santos mandamentos do Senhor. Que os líderes conforme nossos símbolos de fé nos recomendam, que sejam os primeiros a olhar com amor e interesse em guardar os mandamentos dizendo em segundo que a igreja de nosso Senhor aprenda pelo exemplo de seus líderes a santificarem o dia do Senhor. Santificado à Ele.

     Deus abençoe a todos. No amor de Cristo nosso Senhor e Salvador, do vosso humilde conservo e amigo em Cristo.


Autor: Pr. Marcos S. de Melo.


👇PIX👇

PIX: pr.dairp75@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários