Pastoral Nº 32 Ano XXI.

 O Clamor da Alma que Anela por Deus e os Indicativos que lhe Confirmam ser Um Genuíno Clamor.

"Como o cervo suspira pelos ribeiros das águas, assim minha alma suspira por ti, ó Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando virei e aparecerei diante de Deus"

[Salmos, 42:1,2].


O fato, do homem ter sido feito a imagem conforme  a semelhança de Deus [Gn.1:26a], em seu ser não existe maior clamor do que o de ter em sua alma a plenitude daquele que o criou.

Sua alma jamais será realmente suprida e completamente satisfeita se ela não estiver preenchida da presença espiritual do sagrado, do divino. Pois foi para esse fim que o Mesmo o fez, para habitar nele toda sua bondade, amor, retidão e santidade.

Contudo, o homem sendo deixado a mercê de seu livre árbitro, mesmo recebendo toda a capacidade de obedecer a Deus completa e perfeitamente, preferiu ferir e macular sua conduta diante dele. Comprometendo-se em sérias enrascadas; e, com ela toda a humanidade [Gn. 3]. Por essa razão, isso, digo, com a queda no jardim do Éden, sua alma agora passa sentir sede e fome de algo que antes não sentia. E, essa ansia de ser suprido comprometeu toda a raça humana [Rm.#>23].

O homem se torna carente por ter se afastado pelo seu próprio pecado. E, desde o princípio ele, se lança em toda sorte de coisas terrenas para o suprir em uma particularidade que, somente a presença de Deus o pode O suprir.

O salmista, clama semelhante a um servo. Um animal sedento por água. Sedento por toda sorte de suprimento para o fortalecimento de sua vida. E o salmista, numa figura marcante desse exemplo, roga a Deus, o único que pode lhe ajudar em o libertar de sua sede de alma.

Ele, via que, a maior necessidade de sua vida estava além do físico, estava e dizia respeito a sua parte espiritual, sua alma. Sua vida! 

E essa ansi por Deus, é o que característica um verdadeiro clamor de alma. Não que outros clamores não sejam válidos e importantes, mas, nada está além do clamor de uma alma seca, rachada pelo estrago do pecado. E nisto, toda a angústia de sentir a sua alma nesse dilema que é comum a todo homem e mulher de Deus, perpassa sua alma uivolsa. Sua alma, geme, grita, chora, clama por um Deus que é compassivo e que não suportaria o clamor do mais simples de seus servos. Por isso todo o homem piedoso te suplicará em tempo de poder lhe encontrar. Davi nos diz isso.

Então nobre leitor, nossa alma tem um anelo, um anseio. Um grito irrompe dela, e muitos sem saber tenta acalmar com apetrechos humanos e transitórios, o que mais lhe aumentará em angústia. MAs, quando a alma se encontra com o Ser Maior de sua alma. Aquele que a fez, e, se entrega com um servo sedento por água, ela é completamente saciada. 

Há esperança para todo o que, em sua alma possui esse tipo de clamor. Qual é o seu maior clamor? Lhe garanto, que ele por mais importante e sério que seja, jamais será mais urgente do que o clamar pela Água viva que esvaiu do céu por lhe amar. E Ele lhe diz, se continuar distante dEle, procurando saciar sua sede em suspiro por outras fontes rachadas [Jr.3:15], você nunca poderá obter o Verdadeiro Ribeiro, Manancial de Águas vivas! Venha a Cristo! Venha, e abra a boca de sua alma por meio da fé nEle, e você será realmente saciado, o que nada nesse mundo o poderá fazê-lo. [Jo.4].

Esse é o clamor de uma alma que realmente anela por Deus. Esses são seus indicativos. Sede, anelo, desejo. Quando essa alma se entrega para Cristo, o Verdadeiro Manancial de Águas Vivas, ele nunca mais terá sede, pois agora a sede de sua alma foi arrancada, matada, realmente saciada. E, agora ele pode cantar com um anelante júbilo do céu.  Pelo fato de agora possuir a Fonte da Vida, Jesus Cristo. 

Nobre leitor (a), ninguém mais pode saciá-lo de tal modo que faça você saltar para a vida eterna a não ser Jesus; então clame por Ele, agora! Não importa o que você fez, ou como está. CLAME POR ELE! E Ele virá e derramará em sua alma a doce Água do céu. De seu Espírito Santo você receberá, para nunca mais ir ao mundo tirar águas em fontes rachadas. Venha agora à Ele! 

Você sentirá seu real amor nessa busca santa. Em ter mais dEle em você. Onde sentirá o fluir do antegozo do céu em sua tão frágil vida. E, aqui está uma razão para você buscá-lo em clamores ao céu, em lágrimas, pois a situação urde que se faça. Até sentir que foi saciado por Ele. 

Clame e Ele virá ao seu encontro, a semelhança de um bom pastor, que conhece as feridas e as dores de suas ovelhas para lhes pesar as feridas e curar suas dores, enquanto as tem no colo dando o seu bocado e água. Venha! Venha! Venha meu amigo (a). A Doce Fonte do Ribeiro lhe espera. Abaixe-se e sorva, beba o quanto lhe for necessário para estar bem nutrido.

Deus o abençoe.

Pr. Marcos Silva de Melo.

 


Postar um comentário

0 Comentários